Após adquirir o MX4, a companhia melhorou a eficiência e a produtividade de materiais finos. Pela alta demanda do mercado por estes produtos, a companhia ainda incrementou em 30% o seu faturamento.

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

A Britagem e Pavimentadora Barracão atua há 15 anos no mercado de mineração e tem capacidade para produção de 150 mil toneladas/mês de pedra britada em sua planta. Localizada em Gaspar, Santa Catarina, conta com uma frota própria e atende toda a região do vale do Itajaí. A estrutura conta também com uma usina de asfalto, fornecendo asfalto comum ou ecológico produzido com base em borracha reaproveitada, além de industrializar a base asfáltica.

Na extração de pedra britada, a companhia possuía uma operação de circuito fechado, o que resultava na interrupção das atividades sempre que havia a necessidade de ajustes ou regulagem do equipamento, impactando sua produtividade. Em paralelo, sentia a necessidade de aumentar sua produção de materiais finos - produto que vem sendo mais demandado pelo mercado.

NOVOS TEMPOS EM PRODUTIVIDADE

Para solucionar estas questões, a Barracão contou com o auxílio da Metso - líder mundial nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processos - e adquiriu o rebritador MX4 Multi Action, que foi aplicado em um estágio quaternário, com câmara EF em substituição ao Telsmith. Após dois meses de uso, solicitou a segunda unidade para utilizar no estágio terciário com câmara F, em substituição ao HP4 – e este por sua vez foi instalado em substituição a um Hidrocone.

“A Mesto é uma parceria de longa data. Contamos com quatro equipamentos e com o MX4, e mais uma vez comprovamos a eficiência da performance, a capacidade de produção e a facilidade de operação e regulagem. A produção está excelente, temos menos horas de parada, o que diminui os custos; e a durabilidade do revestimento e da manta é maior que a do HP4 e a granulometria dos produtos é sempre constante, além da facilidade e rapidez na troca dos revestimentos. Certamente, vamos adquirir novos equipamentos em breve”, conta o proprietário da Barracão, Antônio Assini.



 

 

MAIOR PRODUÇÃO E FATURAMENTO

Com os novos equipamentos, o aumento de produção – pontual e principalmente ao longo do dia, sem paradas para a regulagem - foi um dos principais benefícios conquistados pela companhia, que aumentou em 30% a produção de materiais finos. Pela alta demanda do mercado por estes produtos, a companhia ainda incrementou em 30% o seu faturamento.

A qualidade do atendimento pós-venda da Metso foi outro ponto destacado pelo proprietário da Barracão. “Mesmo após meses da aquisição dos equipamentos ainda posso contar com o auxílio da empresa quando necessário. Eles já me auxiliaram até com problemas causados por terceiros”.

aumento-de-produtividade

TECNOLOGIA DE BRITAGEM REVOLUCIONÁRIA

O gerente de Engenharia de Desenvolvimento da Metso, Paulo Barscevicius, explica que o MX4 possui um sistema de regulagem automática, com bojo giratório rosqueado e pistão. Sua câmara para recebimento da alimentação não é obstruída por aranha além de não possuir os cilindros de travamento da carcaça, reduzindo os elementos para manutenção.

“Idealizado com um ângulo de britagem agressivo, o MX4 possui um sistema de compensação de desgaste e regulagem para não britáveis exclusivos. Ainda possui a tecnologia patenteada Multi-Action e vem embarcado com um sistema de sensoriamento e automação completos, que associados ao sistema VisioRock pode controlar on-line a distribuição granulométrica do material e maximizar a utilização dos consumíveis e sobressalentes, resultando em intervalos de manutenção mais alongados, melhor performance e segurança na operação”, finaliza Barscevicius.

 New Call-to-action

Compartilhe nas redes sociais